SISTEMA DE GESTÃO ISO 22000: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ÁREA DE ADITIVOS INDUSTRIAIS

Luma Carvalho Silva, Maria Carolina De Barros Lima, Cristiane De Souza Siqueira Pereira, Moisés Teles Madureira

Resumo


Todos os processos inseridos na cadeia de produção de alimentos devem ser rigorosamente controlados. Um dos agentes dessa cadeia é representado pela indústria de Aditivos Alimentícios, cuja eficiência de processo deve manter os mesmos níveis de qualidade da indústria que fabrica o produto final para consumo. Umas das formas de dar suporte ao controle das etapas de produção são oriundas de Normas Internacionais reconhecidas como referências de mercado, dentre as quais se cita a Food Safety System Certification (FSSC 22000). Desta norma se desdobram os requisitos que devem ser seguidos de acordo com o escopo almejado pelas empresas. Objetivou-se com esse trabalho relatar o projeto de implantação da Norma ISO 22000 em uma empresa do ramo de aditivos alimentícios. Com o uso das ferramentas de software MS Project e Bizagi Modeler, avaliou-se o processo produtivo desde o diagnóstico inicial até a obtenção da aprovação da certificação. Com isso, foi possível obter uma visão sistêmica da situação anterior e posterior à mudança. O projeto mobilizou uma equipe responsável pelo treinamento e transformação dos processos, resultando na certificação após 6 meses de atividades programadas.


Palavras-chave


ISO 22000; Segurança Alimentar; Aditivos.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT ISO/TS 22002-1:2012 – Programa de pré-requisitos na segurança dos alimentos. Parte 1: Processamento industrial de alimentos.

ABNT/NBR ISO 22000:2006 – Sistemas de gestão da segurança dos alimentos – Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION. Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Disponível em . Acesso em: 09 de Novembro de 2018.

REVISTA ALIMENTARE. Como escolher a certificação adequada para sua empresa, 2015. Disponível em < http://revistaalimentare.com.br/author/revistaalimentare/>. Acesso em: 08 de Novembro de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

                      Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE (ISSN: 2447-5580)