SISTEMAS DE REDES SUBTERRÂNEAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Luiz Cláudio Rego Campos, Alessandra de Souza de Macedo, Diego Meireles Lopes

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar o sistema subterrâneo de energia elétrica e as suas principais configurações, assim, determinando a melhor forma de operação dos equipamentos empregados ao longo da extensão da rede elétrica de sistemas de cabos subterrâneos em baixa tensão e em média tensão, de forma a garantir uma maior qualidade de serviço, elevar a segurança e diminuir o impacto visual que as linhas aéreas produzem nos grandes centros urbanos. Na metodologia aplicada foi necessário compreender quais os materiais e as suas características mais para aplicação dos cabos subterrâneos. Em suma, deste modo é necessário utilizar os métodos aqui apresentados, recorrendo a equipamentos específicos, pois os defeitos em cabos subterrâneos são mais complicados de identificar e de localizar.


Palavras-chave


Sistema de cabos subterrâneos; Segurança; Impacto Visual; Equipamentos Específicos

Texto completo:

PDF

Referências


ABRADEE - Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, A Distribuição De Energia, 2014, disponível em: http://www.abradee.org.br/setor-de-distribuicao/a-distribuicao-de-energia/ pesquisado em 30/12/2014.

AZEVEDO, Fernando Araújo de. Dissertação: Otimização de rede de distribuição de energia elétrica subterrânea reticulada através de Algoritmos Genéticos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Engenharia Elétrica, 2010.

BARRETO, Gustavo de Andrade. Dissertação: Estudo de viabilidade de um sistema de monitoramento de baixo custo para os sistemas de distribuição reticulados subterrâneos. São Paulo: Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Energia, 2010.

BIBIANO, R. M., PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA CONTROLE DE TENSÃO EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, Monografia submetida ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 2014.

DUTRA, Jorge, Norma de Projetos para redes de distribuição subterrânea. Gerência de Engenharia da Distribuição, Rio de Janeiro: Light, 2012.

GAUCHE, Edward; ANDRADE, Fabiano F.; COELHO, Jorge; et al. “Monitoração de Redes Subterrâneas para a Melhoria da Qualidade na Distribuição”. VII CBQEE – Conferência Brasileira Sobre Qualidade da Energia Elétrica. Santos, 2007.

GERÊNCIA DE ENGENHARIA DA DISTRIBUIÇÃO, PTL 0307, Instalação, Operação e Manutenção de Chaves à Gás SF6, da Rede de Distribuição Subterrânea, LIGHT, 1999.

GERÊNCIA DE ENGENHARIA DA DISTRIBUIÇÃO. Norma de projeto para redes subterrâneas de distribuição até 13,8 kV. Rio de Janeiro: LIGHT, Revisão 2012.

GERÊNCIA DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO CENTRO-SUL, PTL 0301, Instalação e Manutenção de Transformadores de Distribuição Subterrânea, LIGHT, 1999.

GERÊNCIA DE REDES SUBTERRÂNEAS, PTL 0303, Instalação, Operação e Manutenção Preventiva de Chaves de Manobras à Óleo da Rede de Distribuição Subterrânea, LIGHT, 2011.

GERÊNCIA DE REDES SUBTERRÂNEAS, PTL 0368, Inspeção e Reparos em Câmaras Transformadoras da Distribuição, LIGHT, 2011.

L.M.D.M, Estudo: A Transformação Das Redes De Distribuição De Energia Aéreas Em Subterrâneas, disponível em: http://www.lmdm.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Estudo-Redes-A%C3%A9reas-x-Subterr%C3%A2neas.pdf, pesquisado em 16/04/2017.

NAKAGUISHI, Marcos Issao; HERMES, Paulo Diego. Projeto de conclusão de curso: Estudo comparativo técnico/financeiro para implantação de redes de distribuição subterrânea. Curitiba: Universidade Federal do Paraná. Graduação em engenharia elétrica, 2011.

VELASCO, G.D.N. Arborização Viária x Sistemas de Distribuição de Energia

Elétrica: Avaliação dos Custos, Estudo das Podas e Levantamento de Problemas

Fitotécnicos. 117 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia), Universidade de São

Paulo, São Paulo, 2003.

VIANA, FILLIPE RAMOS. Projeto de conclusão de curso: Sistemas de Distribuição Subterrânea de Energia Elétrica. Rio de Janeiro, Universidade Veiga de Almeida, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

                      Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE (ISSN: 2447-5580)