ANÁLISES SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR: A QUESTÃO DA MULTIDISCIPLINARIDADE NA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

Silvia Regina da Finseca Gonçalves Pires, Ricardo Moura dos Santos Marques, Adriana Bravo Figueiredo, Cecília Batista da Silva Lima

Resumo


Este trabalho tem como objetivo caracterizar a importância da multidisciplinaridade na produção de materiais didático que atendam as demandas do processo de escolarização no ambiente hospitalar, visando ao bem-estar da criança enferma; outro objetivo é esclarecer o trabalho do Pedagogo no ambiente hospitalar, assim como os saberes necessários para o desenvolvimento de suas atividades numa associação entre educação e saúde. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico dos principais autores envolvidos na temática, e a partir das discussões em grupo, buscou se ressaltar os aspectos mais relevantes, utilizando-se como ferramenta o 5w2h, visto sua compreensão e facilidade de utilização, para nortear a discussão sobre a produção de materiais didáticos que auxiliem alcançar as metas de aprendizagem com todos os cuidados com a saúde dos pacientes. As notas instauradas neste texto são intróitos de estudos desenvolvidos com alunos do curso de Pedagogia da FAC-UNILAGOS onde se entretecem, debates e estratégias como o 5w2h, que contribuam para a formação de profissionais com amplitude do trabalho com equipes multidisciplinares.


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