ROTEAMENTO DINÂMICO DE SONDAS DE INTERVENÇÃO PARA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO: UM MODELO MATEMÁTICO PARA O PRSI DINÂMICO

Flávio Tongo da Silva, Roney P. da Silva

Resumo


Sondas de intervenção são recursos de manutenção da cadeia produtiva do petróleo muito caros e sua aquisição e uso devem ser otimizados. Em quantidade insuficiente quando comparadas a quantidade de poços terrestres, ocorre a geração de filas de poços aguardando atendimento. Isto leva a necessidade de geração de rotas de atendimento aos diferentes poços com as escassas sondas existentes, desafio conhecido como Problema de Roteamento de Sondas de Intervenção (PRSI). Este artigo propõe um modelo matemático com abordagem dinâmica para o PRSI que minimize a perda total de produção dos poços revelados ao longo de um horizonte de planejamento, o que é conhecido como PRSI Dinâmico. Os resultados computacionais foram obtidos considerando instâncias fictícias didáticas, com as quais conclui-se que o modelo proposto aproxima-se do contexto operacional do problema, impactando no processo de definição das rotas e agendamento dos atendimentos.

Palavras-chave


Poços de Petróleo, Modelo Matemático, Sondas de Intervenção, Otimização.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

                      Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE (ISSN: 2447-5580)