A evasão na ufmt pós implantação do pnaes

Gilvane Maria de Oliveira , Tania Maria Santana Santos

Resumo


A evasão no ensino superior é um fenômeno que tem se tornado recorrente e por isso é objeto de preocupação mundial. No Brasil a busca de solução para essa problemática levou o Ministério de Educação e Cultura –MEC – em 1995 a criar uma Comissão Especial de Estudos sobre Evasão nas Universidades que resultou em importante relatório cujas primeiras constatações foram de que “A evasão de estudantes é fenômeno complexo, comum as instituições no mundo contemporâneo” e justamente por isso essa problemática se tornou objeto de preocupação mundial onde “Tais estudos têm demonstrado não só a universalidade do fenômeno como a relativa homogeneidade de seu comportamento em determinadas áreas do saber” (SESu/MEC, p. 12). Portanto, neste espaço socializamos os dados parciais da pesquisa de mestrado intitulada: “A evasão no ensino superior: Reflexões pós implantação do PNAES”, cujo objetivo é analisar a evasão nos cursos de graduação presencial na UFMT após o PNAES de 2007 a 2017. A metodologia proposta para realização desse estudo é de natureza qualitativa, o que não exclui a recorrência aos dados quantitativos, por entendermos que se complementam. Como procedimentos metodológicos utilizaremos, em um primeiro momento, o levantamento bibliográfico e documental para coletarmos dados referentes aos estudantes evadidos dos cursos de graduação presencial da UFMT- campus Cuiabá após a implantação da Política de Assistência Estudantil. Em um segundo momento, recorreremos à aplicação de questionários e entrevistas com discentes e coordenadores dos cursos. O material coletado será selecionado e analisado conforme os objetivos propostos no estudo. Embora o estudo ainda se encontre em fase inicial é possível afirmar que a evasão continua com índices preocupantes e esses dados necessitam ser refletidos e analisados na perspectiva de identificar causas/fatores e construir soluções que atendam as reais necessidades de permanência estudantil no ensino superior.

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