PERSPECTIVAS BAKHTINIANAS: A MULTIPLICIDADE DE VOZES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Izaionara Cosmea Jadjesky Pereira, Kallyne Kafuri Alves, Keli Simiões Xavier Silva, Mari Inez Tavares

Resumo


No contexto da teoria do conhecimento, o artigo focaliza a abordagem teórica das perspectivas bakhtinianas na produção do conhecimento. Nessa proposição, introduz conceitos estudados a partir dos estudos empreendidos da teoria bakhtiniana. Para tanto, inspira-se na perspectiva teórico-metodológica com os estudos do autor (BAKHTIN, 2006, 2010a, 2010b, 2010c, e 2011), acreditando na interlocução com o outro como potencializador das aprendizagens. Nesse sentido, realiza pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de questionário aos estudantes do curso de doutorado, com vistas a produzir dados sobre a realização da pesquisa em Educação. Os resultados alcançados evidenciam um quadro de polifonia e heteroglossia na constituição dos sentidos sobre a pesquisa em Educação, considerando as diferentes formas de estar com o outro e participar do diálogo na produção do conhecimento, inclusive com silenciamentos e estratégias que constituem os fios dialógicos na vida.


Palavras-chave: Bakhtin. Pesquisa em ciências humanas. Teoria do Conhecimento.


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