PRÁTICAS DISCIPLINARES NO CONTEXTO ESCOLAR: REVISÃO DA LITERATURA BRASILEIRA NA ÚLTIMA DÉCADA (2004–2014)

Vanessa Soares de Castro

Resumo


O presente trabalho apresenta uma pesquisa da literatura brasileira da última década (2004 – 2014) sobre o disciplinamento no contexto escolar.  Realizaram se buscas no Portal de Periódicos da Capes e na base de dados Scielo, pelos termos “disciplinamento” e “educação”; “disciplinamento” e “escola”; “práticas disciplinares” e “educação”; “práticas disciplinares” e “escola”. Verificou-se que o tema do disciplinamento nas escolas tem sido estudado no Brasil na última década por meio das seguintes perspectivas: análise da história do disciplinamento no contexto escolar brasileiro ao longo dos anos, apontando-o como atrelado à escola desde séculos passados; registros que exploram as formas pelas quais o disciplinamento se insere nas instituições escolares na atualidade; e análises que demonstram a lógica da sociedade de controle, descrita por Deleuze, presente no contexto escolar atual, se inscrevendo nas subjetividades dos sujeitos, em meio aos discursos incutidos no contexto escolar.

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