Racismo Contra Negros Numa Perspectiva Freireana: Categorias Fundantes

Thiago Batista Costa (UniNove), Mônica de Avila Todaro (UFSJ)

Resumo


Se justamente nas relações que o homem trava com o mundo, ele toma consciência de sua existência, produz cultura e constrói sua história, deixando de ser objeto e transformando-se em sujeito, como imaginar que um estudante negro, imerso em uma escola geralmente monocultural e eurocêntrica, construa sua identidade? A partir desse questionamento, o texto discutirá algumas questões acerca do racismo e discriminação presentes em nossa sociedade e em nosso sistema de ensino. Nesse sentido, nossa abordagem estará amparada tanto no Plano Nacional de Educação, de 2015, artigo 2º, que estabelece como diretriz a promoção da cidadania e a erradicação de todas as formas de discriminação; quanto na Lei 10.639/03, que altera dispositivos da LDB, tornando obrigatório o ensino da temática história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio das redes pública e privada do país. Ao longo do texto, serão apresentadas as noções de raça, racismo, racismo à brasileira e conscientização negra, essa ´´ultima elaborada numa perspectiva freireana.

 

Palavras-chave: Identidade. Racismo. Educação. Conscientização.

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