O trabalho com textos literários numa classe de alfabetização

Mônica Cristina Medici da Costa, Clediluce Santana

Resumo


Este texto é parte de uma pesquisa intitulada “A alfabetização no município de Vitória, sob a coordenação da professora Cláudia Maria Mendes Gontijo, que visa investigar as práticas de alfabetização no município. A pesquisa aconteceu no Centro de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Vitória, em uma classe do 1º ano do Ensino Fundamental, composta por 15 crianças de seis anos de idade e tem por finalidade de analisar o trabalho com textos literário desenvolvido pela professora. Assim, este texto tem por finalidade analisar os processos de constituição de sentidos que entrecruzaram as práticas de leitura com textos literários na sala de aula, e quais os gêneros textuais do domínio literário têm sido priorizados na sala de aula do 1º ano. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter qualitativo. Na coleta dos dados, usamos as entrevistas com a professora, pedagoga a fim de caracterizar esses sujeitos quanto à faixa etária, formação, experiência profissional e nível sócio-econômico. Para o desenvolvimento das análises, tomamos os estudos de Bakhtin, Geraldi e de outros autores que nos ajudam da compreender o trabalho com textos literários na sala de aula.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.