EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DOCUMENTOS

Fernanda de Araújo Binatti Chiote, Keli Simões Xavier Silva, Keila Cardoso Teixeira

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2008) seus contornos e os múltiplos determinantes para sua materialização. Como fonte de dados para análise utiliza os documentos que orientam, em nível nacional, as políticas educacionais numa perspectiva inclusiva, tendo a pesquisa bibliográfica e documental como procedimento metodológico. Compreende que as políticas educacionais voltadas para a universalização da educação básica sob o lema de “educação para todos”, são políticas sedutoras, que ao atenderem as demandas dos movimentos sociais incorporam essas mesmas demandas a lógica do capital, na qual essas políticas se constituem por meio de acordos internacionais, no processo de internacionalização da economia e organização do mercado mundial globalizado, baseado no discurso de modernização que tem por finalidade adequar as políticas de proteção social, dentre elas a educacional, ao modelo neoliberal de Estado mínimo. Utiliza como abordagem teórica e metodológica os pressupostos do materialismo histórico dialético, para o entendimento das condições históricas e materiais em que tais políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva se desenrolam. Tem como foco o papel da escola e do trabalho educativo na superação da lógica do capital, de modo que na escola não se reproduza as desigualdades das relações sociais, pois nela almeja-se a  formação humana, uma formação que de acordo com Barroco (2007) aposta no humano, na capacidade de humanização e no alcance de um estado maior de consciência e liberdade para todos, inclusive aqueles que estão sob a condição socialmente denominada de deficiência.

 

Palavras-chave: Políticas educacionais. Educação especial na perspectiva inclusiva. Formação humana. 


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