INCLUSÃO ESCOLAR E DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES ESPECIALIZADOS

Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto, Sonia Lopes Victor

Resumo


O estudo exploratório com professoras especializadas, atuantes nas instituições de educação infantil, com gestoras da educação infantil e especial e com gestor de formação no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Vitória/ES, permite examinar as concepções de inclusão escolar e direito à educação que permeiam o cotidiano da educação infantil. De abordagem qualitativa, com análise documental e bibliográfica, a pesquisa utiliza entrevistas semiestruturadas e encontros em formato de grupo focal de formação colaborativa. A partir dos estudos da abordagem histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, os dados analisados comprovam que as professoras sinalizam tensões na compreensão crítica das concepções de direito à educação e à inclusão escolar, nas respostas e nos debates sobre as temáticas. De certo modo, as narrativas apontam a necessidade de avanço na concepção do direito à qualidade da educação especial, porém, sobre inclusão escolar na perspectiva de uma educação inclusiva, emancipadora e libertadora, observa-se que necessitam de aprofundamento para uma formação que potencialize a articulação entre as concepções específicas e, de forma geral, sobre educação, direito à educação e à inclusão escolar.  Existem intensos investimentos nos processos de formação continuada, porém desenvolvida com os professores especializados. É preciso que os processos formativos tenham inter-relação com todos os sujeitos que vivenciam a escola inclusiva. O ecletismo das professoras especializadas sobre o desenvolvimento infantil fragiliza a concepção de direito à educação e à inclusão escolar. Não se conhece a especificidade das práticas curriculares da educação infantil na interface com a área da educação especial, ocorrendo uma concepção apenas biopsicológica de criança, presente no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.

Palavras-chave: Trabalho docente na Educação Especial. Inclusão Escolar na perspectiva inclusiva. Direito à qualidade da Educação Especial.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.