O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Ana Luiza Barcelos Ribeiro, Bianka Pires André

Resumo


A inclusão escolar de crianças com deficiência tem trazido muitos
desafios para o contexto educacional, onde o acesso e a permanência são
garantidos legalmente e depende da parceria de todos os profissionais
envolvidos neste processo de escolarização, o atendimento educacional
especializado vem de encontro a este público a fim de atender as suas
especificidades para que ocorra uma aprendizagem significativa O objetivo deste
artigo foi refletir sobre a utilização do lúdico como ferramenta no atendimento
educacional especializado, sendo de fundamental importância, não devendo ser
negligenciado às crianças com deficiência , pois acredita-se na sua eficácia
quando desempenhado na função de entreter e instruir. Este trabalho, a partir de
uma revisão de literatura, disserta sobre a inclusão de alunos com deficiência, o
atendimento educacional especializado que ocorre na sala de recursos e sobre
a importância do lúdico nesse processo, percebendo seus benefícios para todas
as crianças e indubitavelmente para este público. Compreende-se que brincando
com jogos as crianças elaboram raciocínio lógico e melhoram sua comunicação,
desta forma estão se socializando e aprendendo de forma significativa. A
aprendizagem da criança deficiência ocorre em um ritmo diferenciado e a escola
deve se empenhar no sentido de trazer e oportunizar atividades lúdicas
incentivando assim para um aprendizado mais significativo que desenvolva
habilidades essenciais para o desenvolvimento do processo educacional. Como
resultados ficou evidenciado a partir de diversos autores que o lúdico pode
favorecer o desenvolvimento e é uma estratégia a ser utilizado no atendimento
educacional especializado, onde o professor deve buscar métodos inovadores
para propiciar o processo de ensino aprendizagem.


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