BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE SUJEITOS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO - TGD

Gianni Marcela Boechard Magalhães

Resumo


Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) tem sido temática para
pesquisas de Mestrado e Doutorado. Podemos constatar o interesse no tema
por meio do quantitativo encontrado em pesquisas realizadas nos últimos anos.
Em levantamento realizado no site do Banco de Tese e Dissertação da Capes,
há cerca de 872.711 registros de pesquisas que utilizaram o termo TGD, desses
são: 6.835 na área de Educação, 2.168 na área de Produção Vegetal, 1.726 na
área de Ciência da Computação, 1.520 na área de Química. Percebe-se que o
interesse sobre essa temática está para além dos estudos voltados para a
educação, mas não podemos desconsiderar que a escola é um dos principais
espaços de formação humana. Destarte, perguntamos como o sujeito portador
TGD, que geralmente possui limitações cognitivas e socioafetivas pode ter
garantido o direito à aprendizagem? Uma hipótese considerada é que quando o
professor busca ampliar suas ações de forma consciente, para além de
atividades sem sentido, oportuniza reflexões, e geralmente, faz desses alunos
pessoas mais inseridas e, por conseguinte, mais autônomas. Portanto, este
trabalho teve como objetivo central buscar respostas para o conceito de TGD a
fim de compreender quem são esses indivíduos, na sociedade. Utilizamos como
metodologia o estudo bibliográfico a partir de JANUZZI (2012) e BELISÁRIO
JUNIOR (2010), pois, conhecer a história dos deficientes no Brasil, bem como
entender um pouco sobre os conceitos elaborados para os cidadãos
considerados com TGD, nos permite pensar possíveis ações no trato com esses
sujeitos, a fim de potencializar suas vivências no espaço escolar. Por fim
concluímos que ao trabalhar com um currículo voltado para as potencialidades,
em que se propõe a ampliação do conhecimento sistematizado, teremos uma
possibilidade de mudança no status quo dessas pessoas.
Palavras chave: Transtorno Global do Desenvolvimento – TGD; Autismo;
Asperger.


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