A IMPORTANCIA DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DO SUJEITO SURDO À LUZ DA MATRIZ HISTÓRICO CULTURAL

Janine Candeias Balbino Dias, Isabel Matos Nunes

Resumo


Estudos produzidos na atualidade têm apontado que ainda há uma
enorme dificuldade por parte dos profissionais da educação em relação ao
processo de aprendizagem dos alunos público da educação especial. Ainda
persistem alguns equívocos em relação às suas particularidades e certas
resistências em tomá-los como “pessoas” em processo de desenvolvimento e de
aprendizagem na sala de aula comum, como acontece com todos os outros
alunos. E uma questão que provoca a tessitura do presente texto, é: por que
ainda existem tantos surdos com atraso no desenvolvimento da linguagem?
Nesse sentido, que o presente texto problematiza como acontece a aquisição de
linguagem do sujeito surdo, apontando sua importância no processo de
desenvolvimento desses sujeitos, tendo como base de referência a matriz
histórico cultural, especificamente, os estudos realizados por Vygotsky em suas
obras, mais especificamente nos textos de defectologia1 e os estudos de Bakhtin
sobre Linguagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica,
buscando-se captar nas produções dos autores e seguidores da corrente teórica,
reflexões a respeito da importância da aquisição da linguagem para o sujeito
surdo.
Palavras chaves: Linguagem. Desenvolvimento. Surdez.


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