A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFIFIÊNCIA INTELECTUAL NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL

Brenda Bassani, Maria Nilceia de Andrade Vieira, Claudenice Maria Veras Nascimento

Resumo


Com o advento da educação inclusiva, a temática da inclusão do
aluno com deficiência intelectual passou a ser discutida nas salas de aula
regulares. Nesse processo surge a necessidade de planejamento das práticas
pedagógicas para o atendimento específico desses alunos. Buscando conhecer
essa realidade, este trabalho teve como objetivo identificar a importância das
atividades lúdicas para o processo educativo e para a inclusão dos alunos com
deficiência intelectual nas salas de aula regulares. Assim sendo, teve-se como
foco principal responder à seguinte questão: qual a importância das atividades
lúdicas para o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual em

uma escola pública do Município de Vila Velha? A orientação teórico-
metodológica delineou-se pela abordagem qualitativa, tendo como

instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários às professoras e
observação das práticas educativas desenvolvidas nas turmas dos segundos e
terceiros anos do ensino fundamental. Os resultados nos revelaram que apesar
das professoras pouco utilizarem intencionalmente os jogos para trabalharem
com os alunos deficientes, eles se tornam um importante instrumento de
construção de conhecimento, aprendizagem e interação, já que ao ser inserido
na sala de aula, o mesmo faz com que todos os demais alunos da sala, sejam
alunos com ou sem deficiência, se unam para construírem conhecimento
juntos, alcançando o aprendizado e a inclusão do aluno com deficiência
intelectual. O jogo se torna, portanto, um agente integrador do aluno deficiente
nas salas regulares e um caminho para a construção de sua aprendizagem no
cotidiano escolar.
Palavras-chave: Deficiência intelectual. Atividades lúdicas. Inclusão.


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