PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NO COTIDIANO ESCOLAR

Luiza Massarioli, Maria Nilceia de Andrade Vieira, Claudenice Maria Veras Nascimento

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de inclusão de
alunos autistas no ambiente escolar, buscando compreender como o professor
organiza possibilidades de interação entre os alunos autistas e os colegas da
turma e de que maneira planeja e desenvolve suas práticas pedagógicas
considerando as necessidades dos alunos. Caracteriza-se por uma abordagem
qualitativa e de caráter exploratório, com procedimentos de entrevistas
semiestruturadas e observação do cotidiano escolar, fundamentando-se
principalmente em estudos de Chiote (2011), Mantoan (2015) e Orrú (2016). As
professoras pesquisadas demonstraram tentativas de planejamento e inclusão
desses alunos, sendo elaborados materiais específicos visando atender às suas
especificidades. As conclusões da pesquisa apontam que a interação entre as
crianças se expressa em diferentes momentos na escola, inclusive em atitudes
de apoio aos alunos autistas durante atividades em sala. Quanto às práticas
pedagógicas, notou-se uma necessidade de maior exploração, e até mesmo
maior atenção ao trabalho em colaboração entre as professoras que atuam com
essas crianças.
Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Práticas pedagógicas. Trabalho
colaborativo.


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