A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E A TRANSIÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL-ENSINO FUNDAMENTAL

Israel Rocha Dias, Rogério Drago

Resumo


Este estudo tem como objetivo geral investigar como se dá o
processo de transição de uma criança com síndrome de Down, da educação
infantil para o ensino fundamental. Para tanto, parte de um estudo preliminar
nos bancos de dissertações e teses disponíveis no Brasil para identificar
estudos que tiveram como foco tal transição e se algum teve como sujeito
aqueles indivíduos que compõem o público-alvo da educação especial.
Posteriormente, como procedimentos metodológicos, será realizada uma
pesquisa de campo qualitativa com enfoque sócio-histórico, em duas
instituições de ensino pertencentes ao município de Vitória-ES, sendo uma de
educação infantil (2018) e outra de ensino fundamental (2019), para investigar
a transição do aluno com síndrome de Down. Nesse contexto, para obter dados
suficientes ao desenvolvimento e alcance dos objetivos elencados, este estudo
se utilizará dos seguintes procedimentos para produção de dados: observação
participante do cotidiano escolar com registro em diário de campo; entrevista
semiestruturada e/ou conversas informais com os sujeitos da pesquisa;
fotografias e filmagens. Sendo assim, os trabalhos visitados mostram, de fato,
a transição da educação infantil para o ensino fundamental, mas no que tange
à transição de sujeitos com deficiência, não foi encontrado nenhum trabalho
que remetesse a transição de indivíduos com síndrome de Down ou mesmo
que englobasse a inclusão. Sobre isso, levantamos alguns questionamentos
acerca dessa questão: E para o aluno com síndrome de Down, como acontece
essa transição? De que maneira a escola pensa essa mudança? Será que essa
prática acontece? Deveria ser incluída no Projeto Político Pedagógico para se
tornar uma constância? Que movimentos inclusivos são realizados/pensados
para essa passagem? Como as instituições de educação infantil articulam-se
com as escolas de ensino fundamental para que essas crianças tenham
acesso ou conheçam esse novo lugar? Essas e outras questões, justificam e
dão ineditismo à nossa proposta de pesquisa.
Palavras-chave: Síndrome de Down. Educação Infantil. Ensino Fundamental.


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