O SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Sabrina da Silva Machado Trento, Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Rogério Drago

Resumo


Resumo: Tendo em vista a aprovação do primeiro aluno com Síndrome de Down no vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, fato histórico nesta Instituição de Ensino Superior, a presente pesquisa em andamento pretende desvelar como ocorre o processo de inclusão (e permanência) desse sujeito no Ensino Superior, tendo em vista as concepções, práticas, vivências e experiências dos professores universitários. Dessa forma, busca-se por meio deste estudo, uma tentativa de compreender a complexidade que envolve a temática da inclusão no Ensino Superior e permitir que os professores universitários realmente possam contribuir para acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior, ao revelar suas concepções, práticas pedagógicas, opiniões, valores, processos, caminhos, dificuldades, opiniões, vivências e experiências destes profissionais junto ao aluno com síndrome de Down. A pesquisa requer ser desenvolvida pautada em uma perspectiva teórico-metodológica de abordagem qualitativa, circunscrita em um Estudo de Caso. Para a compreensão do objeto de estudo a pesquisa contará com análise de dados estatísticos referentes ao acesso desses sujeitos no ensino superior, revisão bibliográfica, diálogos com os sujeitos e entrevista semi–estruturada. Para compreender os diálogos a serem realizados com os sujeitos deste estudo, recorreremos aos pressupostos da perspectiva sócio-histórica de Vigotski. Como resultados parciais desse estudo destacam-se: que o acesso da pessoa com deficiência no ensino superior é uma crescente; que as produções que buscam investigar a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior geralmente apontam estatísticas, dados, mapeamentos, dispositivos legais, políticas, ações ou programas de inclusão, negligenciando análises acerca das concepções, práticas, vivências e experiências dos professores universitários; a escassez de estudos que se propõem a investigar a inclusão do aluno com síndrome de Down no ensino superior.

 

Palavras-chave:  Inclusão. Ensino Superior. Síndrome de Down.

 


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