AS TENDÊNCIAS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: A REALIDADE DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)

  • KIVANIA KARLA SILVA ALBUQUERQUE CUNHA
  • MARIA NOALDA RAMALHO

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta substrato de uma pesquisa de dissertação que tem como objetivo analisar as tendências do exercício profissional do/a assistente social nas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Campina Grande-PB. Os resultados apontam uma crescente exploração e precarização das condições do trabalho advindas das estratégias utilizadas pelo capital para superar a atual crise, expressas desde o quadro insuficiente de profissionais nas escolas, na falta de espaço físico adequado para o exercício profissional, nos baixos salários, na polivalência, nas duplas jornadas de trabalho, repercutindo, significativamente, na perda de qualidade dos serviços prestados à população usuária.

Palavras-chave: Serviço Social; Exercício profissional; Política de Educação; Serviço Social na Educação.

Publicado
2019-05-21
Seção
Comunicações orais - Política Social e Serviço Social