AVANTE À AQUARELA: ITINERÁRIOS EMANCIPATÓRIOS PARA A POPULAÇÃO LGBTQIA NA POLÍTICA EDUCACIONAL DOS IFCES NO TRIÂNGULO CRAJUBAR (CE)

  • POLIANA MACHADO GOMES DA SILVA
  • ALICE FARIAS SILVA
  • SÉFORA LIS BATISTA SENA
  • KALLIANY HENRIQUE DE LACERDA
  • MARIA CLARA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO

Resumo

Resumo: Alimentada por alicerces histórico-culturais, uma educação profissionalizante congruente com valores capitalistas e heteronormativos avigora um processo de desumanização de pessoas LGBTQIA (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Intersex e Assexuais). Diante disso, o objetivo central desse artigo é elucidar as possibilidades e os dilemas de caminhos emancipatórios no contexto da educação profissionalizante para LGBTQIA nos IFCEs do triângulo CRAJUBAR cearense. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com coletas de dados bibliográfica e documental. Permitiu-se, pois, verificar o desenvolvimento crescente de ações institucionais voltadas ao público supracitado, contribuindo para a construção de novos horizontes e itinerários emancipatórios para tal segmento.

Palavras-chave: Educação; Trabalho; Emancipação; LGBTQIA; IFCE.

Publicado
2019-05-21
Seção
Comunicações orais - Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Sexualidades