O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A PARTICULARIDADE DA DIMENSÃO EDUCATIVA NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL .

Autores

  • FABRICIA DANTAS DE SOUZA

Resumo

Resumo: Este estudo trata do exercício profissional do assistente social na Educação Superior, na perspectiva de demarcar a particularidade da dimensão educativa na política de assistência estudantil, executada no âmbito das Instituições Federais do Ensino Superior (IFES) no Rio Grande do Norte. As análises realizadas revelaram que essa dimensão está presente no cotidiano profissional das participantes de maneira muito tímida. A precarização das relações de trabalho nas IFES, decorrentes da sobrecarga de trabalho e da insuficiência de profissionais, bem como a dificuldade de romper com a competência burocrática manifestam-se como impedimentos para a realização de atividades educativas na assistência estudantil.

Palavras chave: Serviço Social; Educação Superior; Exercício Profissional; Assistência Estudantil; Dimensão Educativa.

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Publicado

21-05-2019

Edição

Seção

Comunicações orais - Política Social e Serviço Social