ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E SERVIÇO SOCIAL: A QUESTÃO DO ACESSO AOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO ESTADO DA PARAÍBA SOB A ANÁLISE AVALIATIVA DOS ASSISTENTES SOCIAIS

Autores

  • SEBASTIÃO RODRIGUES MARQUES

Resumo

Resumo: O presente estudo discute os Programas de Assistência Estudantil das Universidades Federais do Estado da Paraíba: UFCG e UFPB a luz avaliativa dos assistentes sociais inseridos nesses programas. Do ponto de vista metodológico adotou-se o método crítico-dialético, análise de conjuntura e bibliográfica explorando as categorias analíticas da Crise do capital, Reforma do Estado, Questão Social, Política Social, Educação Brasileira, Reforma do Ensino Superior e seus desdobramentos para o Programa Nacional de Assistência Estudantil/PNAES. Em 2007 é implementado o REUNI que dentre outros eixos, situa-se a assistência estudantil, porém, sem atender a demanda recorrente, tornando o PNAES limitado, focalista e falacioso.

Palavras-chave: REUNI; Assistência Estudantil;  Universidades.

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Publicado

21-05-2019

Edição

Seção

Comunicações orais - Política Social e Serviço Social