A ordem franciscana e a sociedade cristã: centro, periferia e controvérsia

Autores

  • Ana Paula Tavares Magalhães USP

Resumo

A Ordem Franciscana originou-se de uma experiência laica e marginal à estrutura clerical estabelecida. Sua gênese aponta para a condição de outsider, a qual pode ser verificada tanto a partir da localização geográfica quanto a partir da localização social. Rapidamente, os frades foram incorporados ao projeto eclesial dos papas do século XIII, e a nova Ordem assumiu a condição de estabelecida, o que implicava na passagem de uma condição periférica a uma condição central no cristianismo medieval. Mas a situação conduziria à ruptura no interior da Ordem, o que resultaria em uma divisão entre estabelecidos – defensores da nova cultura
franciscana – e outsiders – defensores do retorno ao projeto original.

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Publicado

30-08-2016

Como Citar

MAGALHÃES, Ana Paula Tavares. A ordem franciscana e a sociedade cristã: centro, periferia e controvérsia. Revista Ágora, [S. l.], n. 23, p. 154–168, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/14080. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Estabelecidos e outsiders no Ocidente tardo antigo e medieval