A inversão dos gêneros maiores: Tragédia e Épica através de quatro personagens femininas nos três primeiros livros dos Epigrammata de Marco Valério Marcial

Natan Henrique Taveira Baptista, Leni Ribeiro Leite

Resumo


Este estudo tem como objetivo discutir brevemente um aspecto intergenérico na obra de Marcus Valerius Martialis (c. 40-104). Dentre a grande quantidade de material intertextual e intergenérico em sua obra, selecionamos para análise os usos e funções invertidas de quatro personagens femininas, advindas de outros gêneros literários da Antiguidade Clássica considerados maiores: a épica e a tragédia. Para isso, adotaremos como fontes quatro poemas presentes nos três primeiros livros dos Epigrammata, escritos entre 85 e 88: o poema 1.62 em que aparecem as personagens Helena e Penélope e os poemas 2.41, 3.32 e 3.76 que apresentam as personagens Hécuba e Andrômaca.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


              

A Revista Ágora é uma publicação eletrônica semestral do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) e do Núcleo de Pesquisa e Informação Histórica (NPIH) da Universidade Federal do Espírito Santo. Para melhor visualização recomendamos a resolução mínima de 1280x1024.