UM “DELICTO SANCTO ATROX”: SACRILÉGIO E LESA MAJESTADE DIVINA NA VILA DE NOSSA SENHORA DA VITÓRIA, CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO (1646-1651)

Autores

  • Ricardo George Souza Santana

Resumo

Este artigo apresenta a seleção de alguns documentos oriundos da capitania da Bahia e do Espírito Santo, no período de 1646 a 1651. Tal recorte se deve ao mapeamento da trajetória de um militar destacado neste local pelo governo Português e que se envolveu num incidente com membros da Igreja Católica por sua atitude violenta durante uma procissão. Conheceremos alguns detalhes deste episódio bem como outros aspectos que elucidam o universo religioso que compartilhava os moradores da capitania do Espírito Santo e as percepções que as autoridades ultramarinas tiveram acerca deste caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SANTANA, Ricardo George Souza. UM “DELICTO SANCTO ATROX”: SACRILÉGIO E LESA MAJESTADE DIVINA NA VILA DE NOSSA SENHORA DA VITÓRIA, CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO (1646-1651). Revista Ágora, [S. l.], n. 14, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5025. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê