Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Almanaque de Ciência Política?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

A fim de garantir o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação e seleção, o nome do autor não deverá constar do corpo do texto. Qualquer referência que permita a identificação da autoria (indicação de apresentação prévia em seminários, remissão em primeira pessoa a obras anteriores etc.) deverá ser eliminada do texto. Nesse sentido, os textos NÃO devem vir com uma folha de rosto. Também é importante retirar o nome do autor, caso constar, das propriedades do documento.

ARTIGOS ‐ Devem ser escritos em Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5. Salvo excepcionalmente, devem ter no máximo 30 páginas, incluindo as tabelas, quadros, figuras e referências.

Tabelas e quadros, quando houver, devem ser enviados no corpo texto, em formato editável no word.

Os artigos devem conter: 
a) resumo em português e em inglês/abstract (até 10 linhas), que sintetize os propósitos, metodologia e conclusões do trabalho. 
b) de 4 a 6 palavras‐chave/keywords que identifiquem o conteúdo do artigo.

RESENHAS ‐ Serão aceitas resenhas que versem sobre livros publicados nos últimos 36 meses, devendo ter no máximo 2500 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, resumo em português e em inglês/abstract (até 10 linhas) e de 4 a 6 palavras‐chave/keywords.

As referências bibliográficas devem ser destacadas no corpo do texto, seguindo a seguinte orientação: (Sobrenome do autor, data) ou (Sobrenome do autor, data, página). Ex.: (Reis, 1989) ou (Reis, 1989, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (Diniz, 2003a), (Diniz, 2003b).

Os textos devem ser submetidos via o sistema em arquivo com extensão “.doc” ou “.docx”. Quadros, mapas, tabelas etc. devem ser enviados no corpo do texto. Imagens e/ou figuras devem ser enviadas em formato jpeg, resolução 300 dpi. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução ficará a cargo do autor.

As referências bibliográficas utilizadas devem ser citadas ao final do texto, listadas em ordem alfabética, obedecendo aos seguintes critérios:

Livro: SOBRENOME, Nome (ano). Título e subtítulo em itálico. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora.

Capítulo em coletânea: SOBRENOME, Nome (ano). “Título do capítulo entre aspas”, em SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (ano). “Título do artigo entre aspas”. Nome do periódico em itálico, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (ano). Título da dissertação/tese em itálico. Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado) em [indicación da área do conhecimento]. Local: Instituição em que foi apresentada.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (ano). Título em itálico [online]. Indicação da URL. Acessado em [data de acesso].

Os artigos submetidos que não se adequam aos padrões bibliográficos e de formatação não serão avaliados.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. No caso de artigos, crônicas, ensaios e resenhas, a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    O Almanaque de Ciência Política também publicará textos reeditados, poemas, charges, informes, entre outros, desde que pertinentes ao campo do pensamento político, da teoria política ou da ciência política. Nesses casos, o Comitê Editorial apreciará caso a caso a adequação do material à proposta do periódico. Os(as) autores(as) deverão oferecer todas as informações que acharem pertinentes para a avaliação do material enviado.

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado; as figuras e tabelas, quando houver, estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.