COMPORTAMENTO PARTIDÁRIO E CÍCLICA INTERRUPÇÃO DA DEMOCRACIA NA GUINÉ-BISSAU

Autores

  • Timóteo Saba M'Bunde IESP

DOI:

https://doi.org/10.25193//iissn2526-8066.v1.n2.a3

Resumo

A cíclica interrupção da democracia em um país pode decorrer de uma multiplicidade de fatores causais, sendo que esses fatores podem ter a sua origem fora do sistema partidário, como também podem advir do próprio ambiente intra e interpartidário. Este texto, porém, se ocupa a tratar das causas da interrupção e debilidade da democracia que se produzem a partir do comportamento dos partidos políticos – do sistema partidário. Além de mostrar que a crise democrática na Guiné-Bissau está (também está) relacionada ao comportamento dos partidos políticos, este texto tentou identificar os elementos ligados ao sistema partidário que dificultam o processo de consolidação da democracia neste país. Sem nenhuma pretensão de abordagem exaustiva, o artigo se propõe a lançar algumas bases e luzes sobre este tema e, a partir das quais, desenvolver futuros estudos mais profundos sobre a relação do comportamento do sistema partidário e a crise da democracia neste país africano de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Oswaldo E. Do. O Que Sabemos Sobre a Organização dos Partidos Políticos: Uma Avaliação de 100 Anos de Literatura. Revista Debates, Porto Alegre, v.7, n.2, p.11-32, 2013.
AMPAGATUBÓ, José. Pressupostos e Significado do Golpe de Estado de 1998-1999 na Guiné-Bissau. Universidade lusófona de humanidades e tecnologias – ULHT, 2008.
CARVALHO, Ricardo Ossagô. Que Democracia? O Processo de Transição Política Guineense e a Atuação das Forças Armadas na Condução da Política Nacional (1994-2009). Teresina – PI, Universidade Federal do Piauí, 2010.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/jurisprudenciaPesquisaCplp/anexo/guinebissau.pdf. Acesso em: 10 de julho de 2016.
DUVERGER, Maurice. Los Partidos Políticos. FCE de España, 2002.
FISHKIN, James. When People Speak – Deliberative Democracy and Public Consultation. Oxford University Press, 2009.
MAINWARING, S. e SCULLY, T. R. Building Democratic Institutions: Party Systems in Latin America. Stanford: Stanford University Press, Eds. 1995, pp. 1-36.
PATEMAN, Carole. Participation and Democratic Theory. Cambridge University press, 1970.
THE WORLD BANK. Guiné-Bissau. Disponível em: http://www.worldbank.org/en/country/guineabissau. Acesso em: 12 de julho 2016.
SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1961.
VAN COTT, Donna Lee. From Movements to Parties in Latin America The Evolution of Ethnic Politics. Tulane University, 2005.
YOUNG, Iris Marion. Inclusion and Democracy. Oxford University press, 2000.

Downloads