O trabalho contemporâneo vigente e o neoliberalismo no Brasil

Autores

  • Osmar Faustino de Oliveira Universidade Federal de Permambuco (UFPE)
  • Manoel Raymundo de Carvalho Neto Universidade Federal de Permambuco (UFPE)
  • Jose Geraldo Pimentel Neto Universidade Federal de Permambuco (UFPE)
  • Flávio Antonio Miranda de Souza Universidade Federal de Permambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.47456/acp.v%25vi%25i.26709

Resumo

O acréscimo dos operários que vivem em situação de desemprego, é parte característica do aumento do desemprego que abrange o mundo do trabalho, em função da dialética destrutiva que preside seu sistema de metabolismo social. Como o capital tem um forte sentido de esperdício e de exclusão, é a própria centralidade do trabalho abstrato. O processo de produção era caracterizado por uma produção em massa de bens homogêneos, uniformidade e padronização, grandes estoques e inventários. O presente trabalho tem como objetivo ilustrar o mercado de trabalho e a taxa de desemprego no Brasil e as mudanças que o Neoliberalismo trouxe. Realizou-se uma discussão teoria e dados de autores que já pesquisaram sobre o assunto. Com os resultados, ficou evidente a concentração de renda entre 0,5 salários mínimos até 2 salários mínimos, havendo uma forte desigualdade econômica decorrente do Neoliberalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMO, Pedro. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais A Cidade Com-Fusa: a mão inoxidável do mercado e a produção da estrutura urbana nas grandes metrópoles Latinoamericanas – v.9, n.2, 2007.
ANTUNES, Ricardo. A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. 2° edição. Editora Expressão Popular. São Paulo, 2013.
ANTUNES, R. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. In: GENTILI, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). A Cidadania Negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 37-50.
ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. [2.ed., 10.reimpr. rev. e ampl.]. São Paulo, SP :Boitempo Editorial, 2009.
CERQUEIRA, Jackson B. A. UMA VISÃO DO NEOLIBERALISMO: SURGIMENTO, ATUAÇÃO E PERSPECTIVAS. Sitientibus, Feira de Santana, n. 39, p.169-189, jul./dez. 2008.
ELIAS, Denise; PEQUENO, Renato; ROMCY, Priscila de Oliveira. Rupturas na rede urbana e faces do mercado de trabalho. GeoTextos, vol. 8, n. 1, jul. 2012.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. Vol. 2. Edições Loyola, 1994.
HARVEY, David. Os limites do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
JUNG, P. R. O Mercado de Trabalho e o Jovem trabalhador na “sala do emprego” do jornal hoje. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de santa Catarina. Florianópolis, 2015.
MARX, Karl. Trabalho assalariado e capital & salário, preço e lucro / Karl Heinrich Marx – 2° edição. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MARX, Karl; ENGELS, Friderich. A ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 55.
MATOS, F. A. M. Avanços e dificuldades para o mercado de trabalho. Estudos Avançados, 2015.
ROCHA, C. E. R. Trabalho e Precarização numa ordem Neoliberal. Revista Pegada – vol. 19 n.1. Janeiro-Abril/2018.
SILVA, Vivian G. M. Distribuição de renda e crescimento econômico: uma análise à luz da financeirização brasileira. Tese apresentada ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.
SILVA, A. A. R.; et. al. NEOLIBERALISMO E SEUS IMPACTOS NO MUNDO DO TRABALHO: transformações e frente a informalidade. R. Pol. Públ. São Luís, Número Especial, p. 227-235, novembro de 2016.

Downloads