“PROGRAMA ESCOLA VIVA”: ANÁLISE DE UMA ESCOLA EM VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO

  • Gabriela Nunes de Menezes
  • Iraciane Rosa de Azevedo

Resumo

Esse trabalho aponta a escola de tempo integral em um processo de possibilidades e modos de saber-fazer, com a particularidade de ampliação da jornada escolar. Refere-se, principalmente, ao “Programa Escola Viva” do estado do Espírito Santo. Temos como objetivo, refletir sobre a proposta de educação integral e de educação de tempo integral do Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único - “Programa Escola Viva”- em uma escola no município de Vila Velha que, atualmente, desenvolve esse programa. Especificamente, tentaremos responder a outros objetivos fundamentais como: que perspectivas de formação integral do sujeito se evidenciam no processo ensino aprendizagem da referida unidade de ensino médio de tempo integral do “Programa Escola Viva” em Vila Velha? A extensão do tempo é fator relevante para que aconteça um aprendizado de qualidade? Quais metodologias de ensino aprendizagem são desenvolvidas que garantem uma educação efetiva e de qualidade?

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Eixo 1 - Políticas, Curriculos e Práticas