O PEDAGOGO ESCOLAR NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MÉDIO

  • Paula Oberdá Paiva
  • Júlia Loyola de Andrade Borges
  • Thainara Assis da Rocha

Resumo

Em nossa pesquisa, buscamos como objetivo geral, elucidar a importância da atuação do pedagogo numa instituição pública do Ensino Médio localizada no município de Vitória - ES. Para tanto, os objetivos específicos desta pesquisa foram analisar os documentos legais a respeito dessa etapa da educação básica e da atuação do pedagogo; investigar os desafios perpassados pelo pedagogo no exercício de sua função; evidenciar a percepção do corpo docente e discente a respeito da função do pedagogo na escola; observar a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial nas práticas pedagógicas; compreender a visão do pedagogo sobre os aspectos educacionais. Para problematizar nosso estudo, nos pautamos nas produções teóricas de Demerval Saviani e nos baseamos na Pedagogia Histórico-Crítica, que compreende a especificidade educacional “[...] como referida aos conhecimentos, ideias, conceitos, valores, atitudes, hábitos, símbolos sob o aspecto de elementos necessários à formação da humanidade em cada indivíduo singular [...]” (SAVIANI, 2011, p. 20).

Edição
Seção
Eixo 3 - Políticas de gestão e avaliação