A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A AUTONOMIA DA ESCOLA PÚBLICA EM DOIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA

  • Geruza Marques Roela de Oliveira dos Santos
  • Larissa Polyanna Molina
  • Eduardo Augusto Moscon Oliveira

Resumo

Pesquisa  que aborda a construção da autonomia escolar do ensino público por meio da gestão democrática da educação,  observando a autonomia da escola em unidades de ensino dos municípios de Serra e Vitória (ES). Analisa o processo de organização e consolidação da gestão democrática, relacionando com a autonomia das escolas investigadas. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, a técnica de entrevista, análise documental e bibliográfica. Os resultados apontam para a possibilidade de autonomia da escola pública por meio da gestão democrática, mas para tal, é fundamental que haja um fortalecimento democrático em ambos os municípios, o que está imbricado com posicionamentos mais democráticos nas ações das instâncias superiores e também dos atores escolar.

Edição
Seção
Eixo 3 - Políticas de gestão e avaliação