SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES): AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E ACESSIBILIDADE

  • Josefa Matias Santana
  • Itamar Mendes da Silva

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo. Fez-se a opção pela fundamentação teórica da avaliação da educação superior e da Autoavaliação Institucional da Ufes, entre 2004 e 2017, atinente à acessibilidade; adotando o uso de pesquisa bibliográfica e documental e análise inferencial comparativa. A fundamentação teórica acerca da avaliação do Ensino Superior no Brasil são as pesquisas de estudiosos brasileiros e, para este recorte, o autor sobre educação, autonomia e direitos das pessoas com deficiência, Romeu Kazumi Sassaki. Ademais, foram verificadas as publicações do Inep que regulam os processos de avaliação da educação superior e efetuou-se a análise comparativa dos RAI dos anos de 2016 e 2017 e exigências do Sinaes, visando a investigar se os diversos tipos de acessibilidade foram contemplados no processo de autoavaliação da Ufes.

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Eixo 3 - Políticas de gestão e avaliação