FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: AVALIANDO UM CURSO DESENVOLVIDO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES-ES

  • Nazareth Vidal da Silva
  • Maria José Carvalho Bento

Resumo

Objetiva o texto dialogar sobre a avaliação de um curso de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, que teve como objetivo ofertar formação continuada aos profissionais da Educação que atuam na rede municipal de ensino, como proposição de política para garantia do direito a Educação de qualidade social, pública e inclusiva realizado no município de Marataízes-ES, no período de setembro a dezembro de 2018. Adota-se como referencial teórico os pressupostos da Teoria do Agir Comunicativo, a partir das contribuições de Jurguen Habermas (2012). A metodologia utilizada foi a perspectiva da Pesquisa-ação colaborativo-crítica, a partir dos princípios da colaboração. Os dados produzidos são oriundos da avaliação escrita realizada pelos 40 (quarenta) cursistas que participaram da formação. Nota-se através das escritas dos participantes que o curso contribui com os seus processos formativos.

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Eixo 4 - Políticas de formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais da educação