GESTÃO DEMOCRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL SANDRA APARECIDA MACHADO

  • Isabel Matos Nunes

Resumo

O presente estudo, investigou alguns aspectos importantes da gestão da Educação Infantil nos CEIM’s, vinculados ao Proinfância no Município de São Mateus, ES, a fim de compreender melhor a existência destas instituições: estruturação, funcionamento, vantagens, demandas, a vivência dos seus gestores e demais profissionais. Isso tudo, contribuiu para uma visão mais ampla e moderna da educação como um todo, bem como sobre a importância da formação dos profissionais que atuam nesse espaço. O objetivo geral deste estudo foi investigar a possibilidade da gestão democrática contribuir para a formação docente nos CEIM’s - contemplados com o Programa Proinfância - no município de São Mateus, ES. Como objetivos específicos da pesquisa, investigou-se as políticas de Educação Infantil no município de São Mateus, de acordo com a legislação em vigor e buscou-se compreender os desafios de uma gestão pedagógica na Educação Infantil e refletir sobre a formação docente nos CEIM’s, contemplados com o Proinfância. A parceira do Governo Federal com o Município de São Mateus gerou ações do Programa Proinfância, as quais contemplam os Centros de Educação Municipal “A”, “B” e “C”1. Os três, fazendo parte deste Programa, recebem investimentos específicos do Ministério da Educação, que trazem benefícios e melhorias significativas para a Educação Infantil.

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Eixo 4 - Políticas de formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais da educação