A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA: APONTAMENTOS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Valdete Côco, Maria Nilceia de Andrade
  • Vieira, Kallyne Kafuri Alves

Resumo

Diante das alterações no Curso de Pedagogia a partir da Resolução 02/2015 e de mudanças no campo da educação (BRASIL, 2014; 2017), definimos como objetivo geral da pesquisa compreender os sentidos que são enunciados por estudantes de Pedagogia de uma universidade pública da região sudeste sobre a docência na EI. Como objetivos específicos, buscamos contextualizar a trajetória da EI no Curso de Pedagogia da universidade pesquisada em interlocução com o Plano Nacional de Educação (PNE) (BRASIL, 2014) e com as Resoluções 01/2006 e 02/2015, específicas sobre a formação de professores. Nesse escopo, a partir da perspectiva bakhtiniana de heteroglossia (BAKHTIN, 2006; 2011), somamos às vozes em disputa os enunciados de estudantes da graduação acerca dos sentidos da docência na EI em seu processo de FI. No que se refere aos pressupostos teórico-metodológicos, acreditamos na formação humana como movimento dialógico constituído com o outro por meio da linguagem (BAKHTIN, 2011). Inspirando-nos em Bakhtin, desenvolvemos a ideia dos enunciados que participam da cadeia dialógica sobre este tema, integrando conflitos de interesses, disputas e arenas de luta que evidenciam os desafios de viver em um mundo no qual têm prevalecido os valores do capital (BAKHTIN, 2006; 2011).

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Eixo 4 - Políticas de formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais da educação