A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO ATUANTE NOS PROCESSOS FORMATIVOS E SUAS INFLUÊNCIAS: PESQUISA-AÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES-ES

Autores

  • Franciele Dalapícola dos Santos
  • Maria José Carvalho Bento
  • Nazareth Vidal da Silva

Resumo

A formação continuada possui forte influência em um ensino de qualidade e sua garantia de oferta é imprescindível em uma Rede que vise um ensino capaz de superar-se a cada dia e que valorize os profissionais que fazem com que ela aconteça. O presente texto busca compreender a importância dos gestores, de maneira atuante/participante, nos processos formativos dos profissionais que integram as escolas, visando a valorização destes e o conhecimento das demandas existentes na Rede de Ensino. Constitui-se a partir de um Projeto de Iniciação Científica, ligado ao Grupo de Pesquisa, Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação. Especial (Grufopees-CNPq), tendo o município de Marataízes – ES como lócus de pesquisa, e visa compreender as concepções de políticas e perspectivas de formação continuada para a Educação Especial na perspectiva inclusiva e a confecção de um documento normativo que a contemple.  Fundamenta-se nos preceitos da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas (2012) e apoia-se na metodologia da pesquisa-ação colaborativo-critica. Os dados foram obtidos através de gravador de voz, as transcrições destas e sistematização em pautas, analisados sob a luz teórico-metodológica adotada e considerando os movimentos ao longo do processo.

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Seção

Eixo 4 - Políticas de formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais da educação