IMPLICAÇÕES DE CUIDADORES NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO- ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM CASTELO-ES

  • Paulo Roberto Bellotti Vargas

Resumo

o presente estudo de mestrado (em processo de elaboração/execução) tem como objetivo geral compreender os modos como os cuidadores vem sendo inseridos no processo de escolarização de estudante público-alvo da Educação Especial nas escolas da rede municipal de Castelo-ES. Para tanto, delineia-se como objetivos específicos: a) compreender as diretrizes adotadas pela referida rede de ensino para a incorporação dos cuidadores no processo de escolarização de estudantes público-alvo da Educação Especial; b) analisar criticamente a formação inicial e continuada dos cuidadores, considerando as suas funções e necessidades discentes; c) problematizar as relações estabelecidas entre cuidadores e demais profissionais da escola, considerando a relação entre cuidar e educar; d) compreender os impactos trazidos pela contratação de cuidadores e as relações que a escola estabelece entre eles e o trabalho pedagógico a ser realizado com os estudantes.

Edição
Seção
Eixo 5 - Políticas de educação, diferenças e inclusão