CURRÍCULO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: A ESCOLA COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

  • Marcelo Dobrovoski

Resumo

Trata de uma pesquisa realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil, no ano de 2018, a partir de dificuldades apontadas pelos professores e demais servidores que compõem a equipe pedagógica da unidade de ensino, na relação entre políticas curriculares, Educação Infantil e os processos de inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial. Na tentativa de ampliar as discussões em torno dos temas supracitados e contribuir com a formação de todos os profissionais da escola, compôs-se, com esse coletivo, um currículo de formação continuada para ser realizado na própria instituição escolar pelos profissionais ali em atuação, enriquecendo, os momentos de planejamento coletivo e dias de formação previstos em calendário escolar, bem como as práticas pedagógicas e os processos de ensino-aprendizagem das crianças.

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Eixo 5 - Políticas de educação, diferenças e inclusão