OS CLÁSSICOS NUNCA SAEM DE MODA: EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS

  • Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro
  • Yamilia de Paula Siqueira

Resumo

Em um período onde se discute uma pretensa doutrinação nas escolas em grande peso atribuído ao ensino de Sociologia, apresentamos através deste relato de pesquisa que esse não é o objetivo da Sociologia no Ensino Médio, como se referem alguns, sem conhecimento de causa. Ao contrário, ao se discutir os temas de Sociologia, inclusive, a dos próprios clássicos, com suas diferentes vertentes, se pretende instrumentalizar os alunos para compreender a sociedade de forma crítica, através das contribuições desses primeiros estudiosos. Um olhar mais técnico, voltado para os ensinamentos da própria Sociologia como campo de conhecimento, requer a introdução dessas teorias de modo a ampliar as possibilidades de interpretação do mundo, conforme os grandes teóricos dessa ciência. Neste artigo trazemos algumas propostas viáveis de como se trabalhar com esses conteúdos, aplicadas durante o período em que fomos estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em uma escola de Vitória/ES.

Edição
Seção
Eixo 7 - Políticas de educação ambiental, educação e CTSA e humanidades