O PATRIMÔNIO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO DO MUNICÍPIO DE SERRA/ES E SUAS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS NO CONTEXTO DE UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA

  • Franciele Teixeira da Silva Polez
  • Eduardo Augusto Moscon Oliveira

Resumo

Este projeto de pesquisa está em andamento e trata das possibilidades educativas do patrimônio cultural afro-brasileiro presente no município de Serra/ES na perspectiva da Educação Crítica. Investigaremos o patrimônio cultural afro brasileiro (material e imaterial) local e como este é apropriado em práticas e currículos formais de educação. E se este contribui para a construção da consciência sócio ambiental dos alunos, bem como de saberes significativos, que valorizam e inserem no cotidiano escolar dos discentes uma consciência sobre sua realidade social e étnica. De natureza qualitativa com intervenção pedagógica, proporá uma formação de professores, para que sejam estabelecidos vínculos entre os espaços não formais de educação investigados e a escola, inserindo estes espaços no cotidiano escolar, provocando a emancipação, a ressignificação da identidade afro-brasileira, a compreensão do mundo e o repensar das relações.

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Eixo 7 - Políticas de educação ambiental, educação e CTSA e humanidades