AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA: DESAFIOS DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Autores

  • Maria Nilceia de Vieira
  • Girlene Gobete
  • Rosenery Pimentel do Nascimento
  • Aneleh Karina Sampaio

Resumo

Situando o foco deste texto no eixo que tematiza as políticas de gestão e de avaliação, compartilhamos a experiência vivenciada no processo de implementação do SAEMV, com a constituição do Grupo de Trabalho (GT) sobre avaliação institucional, desenvolvido no primeiro semestre de 2018, pela equipe de Coordenação de Avaliação Educacional (COAE), ligada à Gerência de Planejamento e Avaliação da Educação (GEPLAN) que integra a Sub-Gerência de Gestão Educacional (SUB-GE) da Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Vitória. Como objetivo central, delimitamos a reorganização do processo de avaliação institucional das Unidades de Ensino (UE). E como objetivos específicos, buscamos construir coletivamente a metodologia de realização da avaliação institucional das UE e revisar os instrumentos a serem utilizados por essas unidades, no intuito de alinhar os elementos da gestão educacional que são o Diagnóstico, o Plano de Ação e a Avaliação Institucional.

 

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Eixo 3 - Políticas de gestão e avaliação