A transversalidade de gênero na política de biodiesel

Autores

  • Érika Cristine Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Maria das Dores Saraiva de Loreto Universidade Federal de Viçosa
  • Haudrey Germiniani Calvelli Universidade Federal de Viçosa
  • Ronaldo Perez Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18315/argum..v9i2.13558

Resumo

O estudo objetivou examinar a transversalidade de gênero do Projeto Polos do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. A pesquisa fez uso de entrevista semi-estruturada com lideranças institucionais. Na percepção das lideranças, existe uma ausência significativa das mulheres na produção e comercialização das oleaginosas, bem como nos espaços políticos decisórios, em função dos valores culturais e da própria logística operacional do programa, confirmando a sua limitação em sedimentar a transversalidade de gênero. Conclui-se que, no âmbito da agricultura agroenergética, as desigualdades de gênero são ainda mais visíveis e “naturalizadas”, reforçando o viés da política, que demarca lugares segregados para homens e mulheres nos processos produtivos e decisórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika Cristine Silva, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Economia Doméstica, bem como Mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Possui experiência na área de Economia Doméstica, com ênfase em Família, Políticas Públicas e Avaliação de Programas e Projetos Sociais. 

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica e em Ciências Econômicas, bem como Mestrado e Doutorado em Economia Rural, pela Universidade Federal de Viçosa, além de Pós-doutorado em Família e Meio Ambiente pela University of Guelph-Canadá. Professora Titular do Departamento de Economia Doméstica (DED), vinculado a Universidade Federal de Viçosa. Possui experiência nas áreas de Economia Doméstica, Ciências Econômicas e Economia Agrária e dos Recursos Naturais.

Haudrey Germiniani Calvelli, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Sociais, especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, mestre e doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-doutorado pelo Programa Nacional de Pós-doutores. Possui experiências na área de religião e turismo,ciência, gênero e agricultura familiar.

Ronaldo Perez, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Química, Mestrado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química e Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. É professor adjunto III do Departamento de Tecnologia de Alimentos, vinculado a Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Projetos Agroindustriais e Engenharia Econômica.

Downloads

Publicado

12-09-2017

Como Citar

Silva, Érika C., Loreto, M. das D. S. de, Calvelli, H. G., & Perez, R. (2017). A transversalidade de gênero na política de biodiesel. Argumentum, 9(2), 62–78. https://doi.org/10.18315/argum.v9i2.13558