Educação ambiental e mediação de conflitos neopentecostais no Parque Nacional da Tijuca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argum..v9i1.13666

Resumo

O presente artigo procura analisar os conflitos envolvendo o uso público religioso neopentecostal em áreas do Parque Nacional da Tijuca, assim como as estratégias de enfrentamento desenvolvidas em atividades de educação no processo de gestão ambiental pública no âmbito do Projeto Elos da Diversidade. Empregou-se pesquisa qualitativa, integrando uma breve revisão bibliográfica, documental e aplicação de questionários. Os resultados evidenciam que o modo de pensar e agir conservacionista contribui para o acesso à natureza de forma restrita, com prioridade para a visitação turística mercadológica. Observa-se, nesse contexto, a violação ao direito à liberdade e manutenção religiosa, na medida em que se desenvolve a intolerância, a discriminação e a injustiça ambiental. Em face disso, verifica-se que a partir de uma visão de educação ambiental integradora e libertadora é possível diluir o pragmatismo científico e os conflitos entre as diferentes percepções religiosas e conservadoras da natureza, considerando a criação de políticas públicas que fomentem a inserção da racionalidade dos direitos à liberdade de expressão do sagrado no campo ambiental.

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Biografia do Autor

Glaucio Glei Maciel, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduado em Produção Musical, Especialista em Educação ambiental, Mestre e doutorando em Serviço Social. consultor e educador ambiental com mais de 10 anos de experiencia na area socioambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidade, Favela, Parques Urbanos e Educação ambiental

Rafael Soares Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), graduação em Filosofia pela Faculdade João Paulo II (RJ) (1997), mestrado em Dynamiques Comparées Des Sociétés En Developpement - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (2003) e doutorado em Histoire et civilisations - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (2007) e pós-doutorado no Laboratório de Antropologia da escrita da École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS (2008). Desde 2009 é professor adjunto do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2012-2014/2015-2017) e bolsista de produtividade do CNPQ (PQ 2-CA Psicologia/Serviço Social). Em uma perspectiva interdisciplinar, suas pesquisas se concentram sobretudo no campo da História Urbana e do Direito Urbanístico.

 

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Publicado

21-05-2017

Como Citar

Maciel, G. G., & Gonçalves, R. S. (2017). Educação ambiental e mediação de conflitos neopentecostais no Parque Nacional da Tijuca. Argumentum, 9(1), 134–149. https://doi.org/10.18315/argum.v9i1.13666