Políticas para mulheres e lutas feministas: os paradoxos da proteção social

Autores

  • Ana Lole Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Carla Cristina Lima de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argum..v9i1.13712

Resumo

O artigo examina os efeitos da proteção social brasileira desenhada a partir da década de 1980 para as relações de gênero. Visa evidenciar dilemas e paradoxos que atravessam as lutas e análises feministas em torno da conquista de direitos das mulheres à igualdade social, na medida em que tem de lidar com a afirmação da diferença como parte de seus pressupostos. Para tanto, são problematizadas algumas políticas e programas formulados no campo da saúde, educação e assistência social, bem como a trajetória das lutas feministas até a contemporaneidade. Defende que o “familismo” e a “feminilização” das políticas reatualizam tradicionalismos nas relações de gênero no âmbito das ações de proteção social, especialmente no que tange à produção de cuidados. Aponta desafios para a construção de políticas de gênero que articulem as diversas dimensões dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lole, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Assistente social e mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Departamento de Serviço Social de Niterói da UFF. E-mail: analole@gmail.com.

Carla Cristina Lima de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Assistente Social, Professora Associada do Departamento de Fundamentos Teórico-Práticos do Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/UERJ.

 

Downloads

Publicado

21-05-2017

Como Citar

Lole, A., & Almeida, C. C. L. de. (2017). Políticas para mulheres e lutas feministas: os paradoxos da proteção social. Argumentum, 9(1), 46–60. https://doi.org/10.18315/argum.v9i1.13712