O Teatro de Rua como via política de mídia radical

Autores

  • Samantha Torres Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas da cidade de Viamão/RS. Participante do grupo “Ideologia, Comunicação e Representações Sociais”, coordenado pelo Dr. Pedrinho Guareschi (UFRGS). Membro do colegiado gestor do CRR-Rede Multicêntrica/UFRGS.
  • Pedrinho Arcides Guareschi Professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conferencista Internacional.
  • Daniel Dall'Igna Ecker Doutorando (Bolsista CAPES) junto ao grupo: Travessias: Narrações da Diferença - Clínica, Pesquisa e Intervenção, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia Social e Institucional pelo PPGPSI da UFRGS. Psicólogo, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argum..v9i2.15423

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o trabalho de coletivos de teatro de rua, pensando-os como um meio de mídia radical, buscando analisar que discursos e ações são produzidos por esses grupos e quais os efeitos políticos dessa prática. A ideia de político se refere à origem da palavra polis (cidade), e Ithka, (aquilo que se refere a ...), ou seja, político no sentido de tudo aquilo que se refere a cidade, entendendo-a como convívio social, sendo o ser humano construído por esse meio e em constante relação com o mesmo. Assim, analisou-se grupos que visam o fazer artístico com uma função de debate social se colocando ao lado de práticas e discursos contra hegemônicos. Esse universo estudado se relaciona com a teoria da mídia radical. Por fim, através dos resultados, evidenciou-se outras formas de comunicação e existências em meio a uma cidade que é engendrada a partir de determinados discursos que criam exclusões e desigualdades

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samantha Torres, Psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas da cidade de Viamão/RS. Participante do grupo “Ideologia, Comunicação e Representações Sociais”, coordenado pelo Dr. Pedrinho Guareschi (UFRGS). Membro do colegiado gestor do CRR-Rede Multicêntrica/UFRGS.

Psicóloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2013). Na graduação, integrou o grupo PET (Programa de Educação Tutorial/MEC), atuando como Bolsista no âmbito do ensino, pesquisa e extensão junto ao curso de Psicologia da PUCRS (2007-2012). Mestre em Psicologia Social e Institucional pelo do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI/UFRGS/2016), sendo orientada junto ao grupo ?"Mídia, Ideologia e Representações Sociais" coordenado pelo Prof. Dr. Pedrinho Arcides Guareschi. Integra, desde 2012, a Rede Multicêntrica como Colegiado gestor e Docente nos cursos de formação ofertados para trabalhadores das áreas da Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social sobre o acolhimento e cuidado aos usuários de drogas. Em 2016 inicia o trabalho como Psicóloga na equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad) da cidade de Viamão/RS. Na perspectiva clínica tem trabalhado com o Projeto Terapêutico Singular (PTS) e pela via da Redução de Danos para atendimento de pessoas que usam drogas, buscando desenvolver a autonomia, o protagonismo e o autocuidado dos sujeitos. Utiliza o teatro como dispositivo para trabalhar questões referentes à subjetividade dos sujeitos ou dos grupos. Possui experiência na área da Psicologia, Psicologia Social e Psicologia Institucional atuando, principalmente, nos seguintes temas: Mídia, Teatro, Cidade, Política, Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Análise Institucional, Direitos Humanos, Drogas, Redução de Danos, Educação Popular e Sexualidade.

Pedrinho Arcides Guareschi, Professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conferencista Internacional.

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1969), graduação em Teologia pelo Instituto Redentorista de Estudos Superiores de SP (1964), Pós Graduação em Sociologia pela PUCRS (1965), graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1968), mestrado em Psicologia Social - Marquette University Milwaudee (1973), doutorado em Psicologia Social - University Of Wisconsin At Madison (1980).Pós-doutorado no departamento de Ciências Sociais na Universidade de Wisconsin (1991). Pós-doutorado no departamento de Ciências Socias na Universidade de Cambridge (2002). Pós-doutorado na Università degli Studi La Sapienza, Roma, no departamento de Psicologia (2014/15). De 1969 a 2009 foi professor no Programa de Pós Graduação em Psicologia na PUCRS. Atualmente é professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conferencista Internacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, ideologia, representações sociais, ética, comunicação e educação. Trabalhou como professor convidado da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Daniel Dall'Igna Ecker, Doutorando (Bolsista CAPES) junto ao grupo: Travessias: Narrações da Diferença - Clínica, Pesquisa e Intervenção, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia Social e Institucional pelo PPGPSI da UFRGS. Psicólogo, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Psicólogo, Graduado no ano de 2013 pela Faculdade de Psicologia (FAPSI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Na graduação, integrou o grupo PET (Programa de Educação Tutorial), atuando como Bolsista no âmbito do ensino, pesquisa e extensão junto ao curso de Psicologia da PUCRS (2006-2010). Teve experiência como Bolsista de Iniciação Científica (2011-2013) no Grupo de Pesquisa - Estudos Culturais e Modos de Subjetivação - dentro do Núcleo de Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação - e-politcs - do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI/UFRGS). Filiado à Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) de 2012 a 2013. Mestre em Psicologia Social e Institucional pelo PPGPSI da UFRGS, dentro do Núcleo e-politcs, sendo orientado junto ao grupo coordenado pela Profª Drª Neuza Maria de Fátima Guareschi. Atualmente, está em processo de formação como Doutorando (Bolsista CAPES) junto ao grupo: Travessias: Narrações da Diferença - Clínica, Pesquisa e Intervenção, coordenado pela Profª. Drª. Analice de Lima Palombini no PPGPSI da UFRGS. Possui experiência na área da Psicologia, Psicologia Social e Psicologia Institucional atuando, principalmente, nos seguintes temas: Políticas Públicas, Direitos Sociais, Direitos Humanos, Assistência Social, Saúde Mental, Educação, Uso de Drogas, Produção de subjetividade e Governo das populações

Downloads

Publicado

12-09-2017

Como Citar

Torres, S., Guareschi, P. A., & Ecker, D. D. (2017). O Teatro de Rua como via política de mídia radical. Argumentum, 9(2), 120–132. https://doi.org/10.18315/argum.v9i2.15423