“Na prática a teoria é outra” ou separar é armadilha do capitalismo?

Autores

  • Jane Cruz Prates PUCRS/Escola de Humanidades/Curso de Graduação em Serviço Social/Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/Professora.
  • Gissele Carraro PUCRS/Escola de Humanidades/Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/Bolsista PNPD Capes.

DOI:

https://doi.org/10.18315/argum..v9i2.15424

Resumo

O presente artigo tem como objetivo explicitar a compreensão da indissociabilidade teoria e prática na obra marxiana, no sentido de demonstrar que a relação de oposição/contradição ou de hegemonia de um desses termos em detrimento de outro – comumente afirmada no seio do Serviço Social é uma falácia. Buscamos identificar e refletir sobre os aspectos que conduzem a falsas interpretações e aparente ideia de separação entre teoria e prática e as possibilidades de superação, indicando a necessidade de apropriação do materialismo histórico e dialético e de suas principais categorias constitutivas para tal apreensão. Concluímos que a teoria e a prática, embora possuam características diferenciadas, se constituem em aspectos inseparáveis e devem ser consideradas em sua unidade indissolúvel, como totalidade, num movimento dialético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Cruz Prates, PUCRS/Escola de Humanidades/Curso de Graduação em Serviço Social/Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/Professora.

Assistente Social. Professora do Curso de Graduação e Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (Mestrado e Doutorado) da PUCRS. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS. Líder do Grupo de Estudos sobre Teoria Marxiana, Ensino e Politicas Públicas - GTEMPP.

Gissele Carraro, PUCRS/Escola de Humanidades/Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/Bolsista PNPD Capes.

Assistente Social. Bolsista PNPD/CAPES, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS. Membro do Grupo de Estudos sobre Teoria Marxiana, Ensino e Politicas Públicas - GTEMPP.

Downloads

Publicado

12-09-2017

Como Citar

Prates, J. C., & Carraro, G. (2017). “Na prática a teoria é outra” ou separar é armadilha do capitalismo?. Argumentum, 9(2), 161–171. https://doi.org/10.18315/argum.v9i2.15424