O retorno de Marx em tempos neoliberais: sobre a ontologia e a política

Autores

  • Jose Garajau da Silva Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlos Bernardo Frederico Loureiro UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.18643

Resumo

Os debates atuais que envolvem as crises cíclicas do capitalismo deixam claro existir uma dificuldade de aceitação a qualquer forma de crítica que aponte aos fundamentos do sistema, enquanto totalidade social historicamente determinada. Nosso objetivo, no presente ensaio teórico, é o de reafirmar o marxismo como método ontológico e teoria social de análise crítica do capital e de sua forma social. Reforçamos a tese de que é preciso retornar a Marx, na compreensão da totalidade social concreta, das múltiplas determinações que configuram a unidade do diverso em uma sociedade de classes, em suas contradições, diante da necessidade de se produzir a superação do sociometabolismo do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Garajau da Silva Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Filosofia pela UFES

Doutorando em Ecologia Social no Programa EICOS do Departamento de Psicologia da UFRJ trabalhando a legitimação do marxismo como método ontológico e teoria social crítica.

 

Carlos Bernardo Frederico Loureiro, UFRJ

possui licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas - UFRJ (1989), bacharelado em ecologia - UFRJ (1988), mestrado em Educação - PUCRio (1992) e doutorado em Serviço Social - UFRJ (2000). Atualmente é professor associado da faculdade de educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor dos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e em psicossociologia de comunidades e ecologia social (Eicos), ambos da UFRJ. Líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Pesquisador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos/Universidade Católica de Pelotas e do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Pesquisador 1D do CNPq. Autor de inúmeros livros e artigos em Educação Ambiental. Parecerista ad hoc de diversos periódicos, CNPq, Capes e fundações de amparo à pesquisa.

Downloads

Publicado

31-08-2018

Como Citar

Silva Neto, J. G. da, & Loureiro, C. B. F. (2018). O retorno de Marx em tempos neoliberais: sobre a ontologia e a política. Argumentum, 10(2), 190–202. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.18643