A dialética conhecimento/transformação do mundo no legado marxista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.19534

Resumo

Este ensaio apresenta uma discussão acerca da centralidade do método dialético marxiano e da necessidade da sua correta apropriação como elemento de interpretação e transformação da realidade. Com base em estudo bibliográfico, discute a questão da superação do capitalismo diante dos profundos impasses com os quais a humanidade se defronta no atual período de intensas contradições do capital. A partir do legado da tradição marxista, reflete acerca das possibilidades de enriquecimento da luta da esquerda para a construção de um projeto anticapitalista, condição para a efetiva emancipação humana. Finalmente, conclui que tal projeto deve orientar-se pela centralidade da luta de classes e pela perspectiva da totalidade, superando, portanto, a fragmentação no campo das lutas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, Universidade Federal do Pará

Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Educação e da Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará. Rua Augusto Correa, n. 01. Guamá. CEP: 66.075-110. Belém-Pará-Brasil.

Joana Valente Santana, Universidade Federal do Pará

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada II do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Rua Augusto Correa, n. 01. Guamá. CEP: 66.075-110. Belém-Pará-Brasil.

Downloads

Publicado

31-08-2018

Como Citar

Ferreira, B. de J. P., & Santana, J. V. (2018). A dialética conhecimento/transformação do mundo no legado marxista. Argumentum, 10(2), 70–83. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.19534