Politicas dos serviços de descanso ao cuidador

Autores

  • Daniela Brandão Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UnIFai)
  • Oscar Ribeiro
  • Ignacio Martín

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i1.2944

Resumo

Os serviços de descanso ao cuidador constituem uma resposta especializada de suporte aos cuidadores informais. Este artigo propõe uma reflexão sobre a necessidade, pertinência e principais impactos dos serviços de descanso ao cuidador. Pretende ainda analisar as politicas dirigidas ao cuidado informal e a (in)existência de regulamentação legal destas respostas. Foram analisados diversos artigos científicos internacionais sobre a temática dos serviços de descanso para cuidadores informais de pessoas com demência. Os resultados dos estudos analisados demonstram uma subutilização dos serviços de descanso ao cuidador, apesar dos vários impactos positivos da sua utilização citados na literatura. É importante estudar as razões para a não utilização destes serviços, assim como definir políticas e estratégias no sentido de promover a regulamentação legal desta resposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Brandão, Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UnIFai)

Licenciada em Gerontologia pela Universidade de Aveiro e Mestre em Gerontologia e Geriatria, ramo de Gestão de Equipamentos Sociais pela Secção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro. Bolseira de investigação na Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UnIFai).

Oscar Ribeiro

Psicólogo, doutor em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto. Professor auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP) e professor adjunto convidado na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (UA). Membro investigador da UnIFai (ICBAS-UP) e colaborador internacional do Aging Mind Initiative (AMI/Univ. Queensland).

Ignacio Martín

Psicólogo, doutor em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto. Professor Auxiliar, na Universidade de Aveiro na Secção Autónoma de Ciências da Saúde, sendo diretor da Licenciatura em Gerontologia e membro integrado da UnIFai.

Downloads

Publicado

16-08-2012

Como Citar

Brandão, D., Ribeiro, O., & Martín, I. (2012). Politicas dos serviços de descanso ao cuidador. Argumentum, 4(1), 107–117. https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i1.2944

Edição

Seção

Artigos Temáticos