Avançando na eficiência de políticas públicas: a avaliação de programas governamentais

Autores

  • Márcio Fernandes Pereira Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i1.2951

Resumo

O objetivo do artigo é realizar uma revisão conceitual da tradição de avaliação de programas governamentais. Será dada ênfase aos modos de utilização das diferentes técnicas avaliativas para a verificação dos graus de eficiência dos programas implementados. Inicialmente, será feita uma descrição histórica do desenvolvimento da tradição avaliativa nos Estados Unidos. A segunda seção está devotada aos aspectos conceituais relativos à avaliação de programas. A terceira seção caracteriza o Modelo Lógico e de Teoria do Programa, estruturas analíticas de auxílio à atividade avaliativa. A quarta seção apresenta distintos atores sociais que podem relacionar-se ao longo da existência de um programa. Finalmente, o trabalho é concluído com a indicação dos limites que envolvem o uso das estratégias avaliativas em programas governamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Fernandes Pereira, Universidade de Coimbra

Graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em História Econômica Contemporânea (com especialização em Relações Internacionais) no âmbito da Universidade de Coimbra (UC). Pesquisador visitante na Universidade de Salamanca, Espanha.

Downloads

Publicado

16-08-2012

Como Citar

Pereira, M. F. (2012). Avançando na eficiência de políticas públicas: a avaliação de programas governamentais. Argumentum, 4(1), 72–90. https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i1.2951

Edição

Seção

Artigos Temáticos